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Como gerar o arquivo da LCDPR - Livro Caixa Digital do Produtor Rural

Módulo Emissor NF-e LCDPR Geração de Arquivos
Última atualização 17/01/2025 09:59
Para gerar o arquivo da LCDPR - Livro Caixa Digital do Produtor Rural, siga os passos abaixo:

  • Realizando o cadastro do Imóvel Rural:

1. Na tela principal do sistema acesse o menu Cadastramento > Imóvel Rural, clique em "Incluir";

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2. Inclua os dados cadastrais do Imóvel Rural com atenção se esta propriedade é a "Principal" como o "Tipo de Exploração" e a sua "Participação" em Percentual na exploração deste Imóvel, conforme exemplo abaixo;

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3. Caso a exploração do Imóvel Rural seja em parceria ou condomínio com terceiros por exemplo, será necessário seu cadastro clicando em "Incluir" a direita da tela;

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4. Ao final, clique em "Confirmar".

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  • Realizando o cadastro da Instituição Financeira/Conta Bancária:

5.  Na tela principal do sistema acesse o menu Cadastramento > Implementos > Secretaria da Receita Federal do Brasil > Conciliação Bancária > Instituição Financeira, clique em "Incluir";

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6. Através da tecla de atalho(F9), selecione o código da Instituição Financeira que deseja cadastrar da lista. Logo abaixo, o campo "Descrição" ficará a critério do usuário;

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7. Em seguida, informe número da agência / conta e o respectivo dígito(DV) caso haja, conforme exemplo abaixo;

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8. Informe a "Data Inicial" de utilização deste cadastro como se a referida Conta Bancária possui "Saldo Inicial" nesta data. Não havendo "Saldo Inicial" a cadastrar, informe (0,00) e se o saldo é devedor(D) ou credor(C);

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9. Ao final, confirme a tela.


  • Realizando cadastro do Participante - Fornecedores / Clientes:

10. Na tela principal do sistema acesse o menu Cadastramento > Participantes > Fornecedores ou Clientes, clique em "Incluir";

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11. No campo "Tipo" selecione a opção desejada para cadastro: CNPJ, CPF ou Exterior;


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12. O campo "Código" será preenchido de forma automática sequencial à partir dos cadastros já existentes. Caso o fornecedor não possua a Inscrição Estadual deverá selecionar a opção "Isento". Os demais campos cadastrais serão preenchidos observados as particularidades de cada cadastro, ao final confirme a tela conforme exemplo abaixo;

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13. O cadastro do participante também poderá ser feito através da importação dos dados da Receita Federal, clicando na opção "E" no rodapé da tela;

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14. Ao final, confirme a tela;

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15. O cadastro do "Cliente" seguirá a mesma dinâmica, com a diferença que os dados de "Endereço" serão incluídos em aba própria possibilitando incluir mais de um Tipo de Endereço;


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16. Através do ícone "F" no rodapé poderá cadastrar o Cliente selecionado como Fornecedor.

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  • Realizando cadastro das Operações Diversas:

17. Na tela principal do sistema acesse o menu Cadastramento > Operações Diversas, clique em "Incluir";

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18. O campo "Código" será preenchido de forma automática sequencial à partir dos cadastros já existentes. Na descrição da operação o usuário deverá informar complemento para identificação no ato do lançamento;

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19. Para que durante o lançamento o sistema reconheça como "Recebimento" ou "Pagamento" deverá qualificar a operação. Conforme balão informativo, indicado a operação como "D" o lançamento será registrado como uma Receita. Se indicado como "C" a operação será reconhecida como uma Despesa;


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20. A contabilização da operação não é obrigatória, porém optando por ela deverá informar "SIM" e cadastrar o restante dos campos: Forma, Conta Devedora, Conta Credora e HP, conforme exemplo abaixo;

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21. Ao final, confirme a tela.


  • Realizando Lançamentos em Operações Diversas:

22. Na tela principal do sistema acesse o menu Lançamento > Operações Diversas, clique em "Incluir";

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23. Informe os campos "Data Pagamento" e "Valor Contábil" da operação;

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24. No campo Código, tecle "F9" para seleção da operação pré-cadastrada. Com isso o sistema reconhecerá que a operação corresponde a um "Pagamento" ou "Recebimento";

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25. No campo "Tipo" faça a seleção de uma das opções acompanhado em seguida da escolha do "Sacado/Favorecido" da operação;

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26. Em seguida, clique na opção "Forma Pagamento" a direita da tela e escolha uma das opções de pagamento;

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27. Ao final, confirme a tela.

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  • Gerando Relatório para Conferência - Fluxo de Caixa:

28. Na tela principal do sistema acesse o menu Impressão > Relatórios Gerenciais > Fluxo de Caixa;


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29. No quadro "Imprimir" escolha a opção de impressão;

30. Ao final, clique em Imprimir.

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  • Gerando Arquivo LCDPR - Livro Caixa Digital do Produtor Rural:


31. Na tela principal do sistema acesse o menu Processamento > Geração Arquivos LCDPR - Livro Caixa Digital do Produtor Rural;

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32.  No campo "Indicador do Início do Período" irá selecionar opção (1) para empresa em abertura ou (2) para aquela que passou a obrigada no curso do ano calendário. Caso a entrega do LCDPR não esteja atrelado a nenhuma dessas condições, deverá selecionar a opção (0) Regular;

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33. No caso da entrega da LCDPR não estar condicionada a nenhuma situação especial, a seleção do Indicador será (0) Normal;

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34. No campo "Forma de Apuração", deverá ser selecionado obrigatoriamente a opção "1 - Livro Caixa", única opção de geração atual;

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35. Ao final, selecione o caminho para geração do arquivo.

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