Para implantar o evento S-1210, é necessário acessar a funcionalidade Gestão de Folha de Pagamento, disponível no portal do eSocial, e seguir a sequência de menus:
Trabalhadores > Pagamentos.
Trabalhadores > Pagamentos.
O evento S-1210 tem como objetivo registrar as informações relativas aos pagamentos efetuados a trabalhadores, independentemente da existência de vínculo empregatício. Este evento também abrange os benefícios pagos por entes públicos.
No contexto de troca de escritório contábil, a implantação do evento S-1210 não é obrigatória. Contudo, caso o usuário opte por realizá-la por necessidade de controle ou continuidade dos dados, o procedimento pode ser executado conforme os passos a seguir:
1. Acesse o portal do eSocial, e clique no menu Folha de Pagamento > Gestão de Folha.

2. Clique no Ano e Mês de Referência.

3. Clique em Trabalhador > Pagamentos.

4. Localize o trabalhador desejado, e clique Ver pagamentos.

5. Copie os campos Identificador do Evento e Número do Recibo.

6. Retorne ao sistema SFDPessoal, e entre no menu Processamento > eSocial > Eventos.

7. Clique no evento S-1210 do trabalhador correspondente, e entre em Opções > Implantação de Eventos.

8. Transcreva as informações dos campos Id do Evento, e Número do Recibo e por fim confirme.
