Para que as devoluções de venda sejam deduzidas corretamente na apuração do Simples Nacional, siga os procedimentos abaixo:
- Parametrizando a empresa
1. Na tela inicial do sistema, acesse o menu Cadastramento > Obrigações > Secretaria da Receita Federal do Brasil;

2. Na palheta Simples Nacional, na opção Detalhes da Apuração, informe SIM em Considera as prováveis Devoluções/Anulações de Mercadorias/Produtos/Serviços na Rec. Bruta;

- Parametrizando o Código de Integralização sobre a devolução de venda
3. Em seguida, acesse Cadastramento > Código de Integralização > Empresa e/ou Classe Contábil;

4. Informe no campo Código o CFOP e consulte o C.I. em uso. Ao selecioná-lo, altere o cadastro acessando a pasta Fiscal, observe o exemplo abaixo:

5. Na palheta Regimes Especiais pressione F9 e selecione o mesmo anexo informado no CFOP de origem, ou seja, da venda;

6. Observe abaixo este outro exemplo:
Sobre o lançamento de venda, utilizado o CFOP 5.405, onde o Anexo I - Comércio está vinculado no CI em uso, com Substituição ICMS;

Dessa forma, havendo devolução de venda no período, sobre o CFOP e CI utilizados, deve ser vinculado exatamente o mesmo Anexo , inclusive com a marcação da Subst. Tributária.

7. Se necessário mais informações, clique na opção abaixo: